Doe Teleton

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Pajero Dakar ganha sistema multimídia Power Touch para ficar ainda mais moderno


Alterações agregam também mais conforto ao modelo 4X4, que tem sua aplicação voltada para o rally do dia a dia e as aventuras dos fins de semana

Texto e Fotos: Imprensa Mitsubishi Motors

A última integrante da família Pajero a chegar no Brasil acaba de ganhar mais itens de série para a versão 2011. Lançada no mercado nacional em 2009, o Mitsubishi Pajero Dakar recebeu alterações internas e externas que deixam o modelo ainda mais confortável para o motorista. Dentre as novidades, o grande destaque é um exclusivo GPS desenvolvido pela Mitsubishi para sua linha de produtos e especificamente para o Brasil. O aparelho conta com mais de 1.200 localidades mapeadas e 350 navegáveis.

O moderno sistema multimídia Power Touch conta também com itens como tela touch screen de 7" com entrada para CD / DVD player e USB, conexão com iPod, MP3, sistema Bluetooth estéreo com viva-voz integrado e rádio AM / FM todos integrados em um único sistema.

As outras novidades na parte interna deste SUV - desenvolvido com base na experiência de 26 anos de participação da Mitsubishi Motors no Rally Dakar e em 12 vitórias da marca nesta que é a prova off- road mais difícil e exigente do mundo - ficam por conta da regulagem de altura para o banco do motorista, sensor para acendimento automático do farol e sensor de chuva para acionamento do limpador do para-brisa dianteiro.

Na parte externa do veículo foram feitas alterações no aerofólio traseiro, item que visivelmente irá chamar a atenção daqueles que admiram as linhas arredondadas deste 4x4. Também na parte traseira, os freios a disco completam as novidades do modelo 2011.

Por se tratar de um 4x4 cab on chassis para sete lugares que absorve melhor os impactos e oferece excelente índice de NVH (nível de vibração) para seus ocupantes, o modelo ganhou o nome Dakar para consagrar definitivamente o DNA 4x4 da marca. Além disso, reforça a disposição off-road que o veículo possui, uma vez que foi desenvolvido para enfrentar diversos tipos de terreno, sem deixar de lado itens de conforto, que fazem deste SUV robusto e resistente.

Design

As linhas do Pajero Dakar revelam detalhes bem cuidados de acabamento, como as molduras cromadas da grade. As luzes de neblina ganharam moldura na cor grafite e contorno cromado, enquanto o conjunto ótico com lentes transparentes e os faróis integrados ao pára-choque complementam o design harmonioso integrados ao estilo off-road.

Os espelhos retrovisores externos rebatíveis eletricamente e as maçanetas das portas também receberam acabamento cromado. E as suas linhas laterais, suaves e bem delineadas, são complementadas por estribos de fácil acesso ao seu interior. As portas estão protegidas por frisos pintados na cor da carroceria. Tanto os pára-lamas dianteiros quanto os traseiros trazem pára-barro para preservar a carroceria e a pintura em situações mais extremas.

Na sua parte traseira as lanternas têm desenho arrojado e eficiente. O porta malas de fácil acesso permite abertura da tampa com uma distância mínima de 560 mm de obstáculo traseiro, além de conter dois amortecedores a gás para abertura com menor esforço.
Fica evidente a preocupação da Mitsubishi com a versatilidade do carro nos terrenos difíceis, por isso os pára-choques dianteiro e traseiro contam com proteção central inferior, para o caso de encostar-se a elevações no momento de superar terrenos acidentados.

Para complementar, o Pajero Dakar vem equipado com rack de teto preto e luzes indicadoras de direção posicionadas nos pára-lamas dianteiros. As rodas de liga leve receberam desenho exclusivo, tem aro de 17 polegadas de diâmetro e usam pneus 265/65 R 17.
Motorização

O modelo 2011 do Mitsubishi Pajero Dakar mantém o que o SUV já tem de bom: motorização de quatro cilindros em linha, a diesel, com 16 válvulas e 3,2 litros. Além disso, possui sistema de alimentação por injeção eletrônica direta common-rail, turbocompressor e intercooler e desenvolve potência de 165 cv a 3.800 rpm e torque de 38,1 kgf.m a 2.000 rpm.

Com toda essa tecnologia embarcada, o Pajero Dakar apresenta alto desempenho, economia de combustível, excelentes índices de NVH (vibração e ruído) e menor emissão de poluentes.

Câmbio

Na transmissão, o Pajero Dakar está disponível com câmbio automático INVECS-II de quatro velocidades. Com ele, conduzir o veículo se torna uma tarefa das mais simples e agradáveis. A potência do motor pode ser melhor aproveitada com o sofisticado câmbio seqüencial. O INVECS-II (Intelligent & Innovative Vehicles Electronic Control System) analisa os hábitos de dirigir de cada motorista, incluindo a forma de acelerar ou frear, e se ajusta automaticamente à sua forma de dirigir.

Passando para o sistema Sports Mode, o motorista pode mudar as marchas com a sensação de estar usando um carro com câmbio manual. Para garantir a excelência no desempenho em diversos terrenos, o modelo conta com o sistema de Tração Super Select 4WD, que permite a escolha de quatro modos distintos de tração. Em três deles, a troca pode acontecer a velocidades de até 100 km/h. Além disso, o veículo também oferece a alternativa de tração 4x4 reduzida, que garante ainda mais força em terrenos acidentados.

A reunião de todas essas alternativas de marchas e possibilidades de tração - 4x2, 4x4 AWD, 4x4 bloqueado e 4x4 bloqueado e com reduzida - permitem ao veículo 20 combinações, confirmando a vocação de ser um verdadeiro 4x4.

Segurança

O Pajero Dakar vem equipado com airbag duplo frontal e mantém os freios a disco ventilados nas rodas dianteiras com pistões duplos. A segurança das frenagens é garantida pela presença do sistema ABS (antitravamento) nas quatro rodas e EBD (sistema eletrônico de distribuição de força de frenagem), que equilibra a força de frenagem entre o eixo dianteiro ou traseiro para reduzir as distâncias de frenagens em qualquer situação: carregado ou vazio. Além disso, o veículo conta ainda com o sistema Keyless para travamento das portas e barras laterais de proteção.

Suspensões resistentes e eficientes

Tão importante quanto serem eficientes, confortáveis e permitir um rodar suave, as suspensões dos modelos off-roads precisam ser, obrigatoriamente, resistentes. O Pajero Dakar possui conjunto dianteiro composto por braços duplos, amortecedores telescópicos, molas helicoidais e barra estabilizadora. Na traseira, o SUV vem equipado com suspensão 3-link com barra estabilizadora, amortecedores telescópicos e molas helicoidais. Esse conjunto permite o máximo de absorção das irregularidades do solo e muito conforto para os usuários.

Outro ponto que deve ser destacado é a sua grande capacidade e versatilidade em subidas e descidas íngremes, característica de destaque para sua vocação off-road. O Pajero Dakar tem ângulo de ataque de 36º, ângulo de saída de 25º, capacidade máxima de subida de 35º e, finalmente, possibilidade de inclinação lateral de até 45°. Um detalhe importante tanto para o off-road quanto para o dia a dia das cidades é a capacidade de manobra do veículo. O excelente raio de giro do Pajero Dakar de 5,6 metros pode facilitar a saída de uma dificuldade off-road e, também, o estacionamento em vagas apertadas.

Interior

Um dos destaques do Pajero Dakar é o aproveitamento do espaço interno, que proporciona a possibilidade de acomodação de sete passageiros ou 1920 litros, com total conforto, quando os bancos estiverem rebatidos. Em parte isso se tornou possível graças às medidas da sua carroceria: 4.695 mm de comprimento, 1.815 mm de largura, 1.800 mm de altura e entre eixos de 2.800 mm. Com o sistema Double Action Folding, os bancos da terceira fileira são rebatíveis e ficam acomodados sobre o assoalho, deixando livre o espaço de bagagem quando não estão em uso. Para garantir ainda mais comodidade aos passageiros, a terceira fileira de bancos também possui comando de ar-condicionado independente.

Os itens de conveniência do Pajero Dakar ainda incluem ar-condicionado automático e luzes de cortesia distribuídas nas quatro portas. O porta-luvas possui iluminação independente e chave para maior visibilidade e segurança. Outros destaques são os 14 portas-objetos que estão espalhados no veículo, oferecendo ainda mais comodidade aos usuários.

O Mitsubishi Pajero Dakar estará à venda a partir do mês de julho em toda a rede de concessionários da marca. Poderá ser adquirida nas cores Preto Mica, Prata Cool Metálico, Branco Perolizado, Bege Platinum Metálico e Cinza Eisen Mica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana